Blog do Prazer

Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Prazer Noturno, site OFICIAL das acompanhantes de Caxias do Sul e região, com chat, guia noturno, guia de motéis, guia de sex shop, classificados caseiros, contos eróticos, curiosidades e reportagens sobre sexo, jogos eróticos, piadas, papéis de paredes, imagens para MSN, fotos pornô e muito mais...

domingo, 1 de abril de 2012

A Origem do Carnaval.

Alguns estudiosos atribuem a origem do Carnaval aos rituais realizados no princípio da nossa civilização pelos povos primitivos que celebravam as boas colheitas com dança e música no período neolítico entre dez e seis mil anos antes de Cristo.


Outros acreditam que o carnaval teve origem no antigo Egito, nas celebrações realizadas em homenagem à deusa Isis e ao Touro Apis pelas colheitas entre quatro e dois mil anos antes de Cristo.

Procissão do Touro Apis (1879). Pintura de Frederick Bridgman.

A evidência mais forte é que a origem do Carnaval foi na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. em culto a Dionísio, o deus do vinho e em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela colheita, essas festas incluíam bebidas e orgias sexuais.


Tempos depois na Roma antiga, as festas eram em honra ao deus do vinho e da orgia Baco (Dionísio para os gregos) e ao deus da agricultura Saturno (Cronos para os Gregos).

O Jovem Baco (1884). Pintura de William Adolphe Bouguereau.

Antes de se chamar Carnaval, as festas eram chamadas de “Saturnália” em homenagem ao deus Saturno e também de “Bacanal” em homenagem ao deus Baco.

Esses festejos eram comemorados por sete dias e era marcada por grandes festas e celebrações onde predominava a bebedeira e as orgias.


Nesse período todas as atividades e negócios eram suspensos, os escravos ganhavam liberdade temporária e as restrições morais eram deixadas de lado. As pessoas trocavam presentes e um rei era eleito por brincadeira para comandar a festa pelas ruas.

A igreja católica por séculos tentou combater esses festejos pelos seus atos pecaminosos, mas por ser uma comemoração cada vez mais popular, no século VI em 590 d.C. o Papa Gregório I, oficializou a festa no calendário eclesiástico como um culto que antecede a quarta feira de Cinzas, data que inicia os quarenta dias de jejum (Quaresma), que ao seu final dá início à Semana Santa, semana que antecede o Domingo de Páscoa.

O combate entre o carnaval e a quaresma (1559). Pintura de Pieter Brueghel.

A origem da palavra "carnaval" surgiu entre os séculos XI e XII do latin "carnis valles" (carnis significa carne e valles significa prazeres). Está relacionada ao pecado cometido pelos prazeres da carne.


O longo período de privações do calendário eclesiástico fez do Carnaval um dos maiores eventos festivos do mundo. Por não conseguir limitar o carnaval à um simples culto, em 1545, durante o Concílio de Trento (reforma da igreja católica), o Carnaval passou a ser reconhecido pela igreja como uma festa popular.

No século XV, o papa Paulo II introduziu o baile de máscaras ao Carnaval, para que os participantes da alta sociedade conservadora pudessem ter sigilo. Hoje em dia Veneza é o símbolo do carnaval de máscaras.


Por volta do século XVII, o Carnaval em países da Europa como Itália e França ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Desfile de carnaval com figuras mascaradas (século XVII-XVIII). Pintura de Pierre Bergaigne.

Em Portugal, nos séculos XVII e XVIII o Carnaval era chamado de Entrudo e aos pouco foi se tornando violento e no máximo da falta de respeito, homens e mulheres atiravam água suja e ovos das janelas dos velhos sobrados. Nas ruas havia guerra de laranjas podres e restos de comida e se cometia todo tipo de abusos e atrocidades.

O Carnaval chegou ao Brasil no século XVII através da influência portuguesa com o nome de entrudo na cidade do Rio de Janeiro.

Assim como em Portugal, o Entrudo era uma festa grosseira. Após insistentes intervenções e advertências da Igreja Católica, os banhos de água suja foram sendo substituídos por água perfumada e a guerra com resto de comida foi substituído por batalhas de flores, também se iniciou os desfiles em carros alegóricos, de origem européia, principalmente de Paris no século XIX.

Dia Dentrudo (1823). Pintura de Jean-Baptiste Debret.

No fim do Século XIX, as danças criadas pelos escravos eram chamadas samba e foi essa dança que deu ritmo ao carnaval.


O Rio de Janeiro foi o mais bem sucedido em criar e exportar o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo.


Hoje em dia o carnaval tem os mesmos principios da sua origem à séculos atrás, festas, bebidas e sexo.